Simulação de perícia criminal na sala de aula para compreensão de temas básicos da genética mendeliana e molecular

Autores

  • Ânia Patrícia Bevenuto da Silva Escola de Referência em Ensino Médio Escritor José de Alencar
  • José Eduardo Garcia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2024.515

Palavras-chave:

perfis de DNA, ensino por investigação, simulação, ludicidade

Resumo

O artigo descreve uma sequência didática que aborda conceitos básicos de genética em uma perspectiva lúdica, conduzida com aulas teóricas e práticas baseadas no ensino por investigação, vivenciadas no ensino médio em uma escola localizada na Ilha de Itamaracá/PE. Com o objetivo de solucionar um crime fictício, os estudantes atuaram como peritos criminais, coletando vestígios, construindo perfis genéticos com materiais de baixo custo, relacionando, de maneira dinâmica e contextualizada, técnicas forenses de estudo do DNA com conceitos teóricos de genética mendeliana e molecular.

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Publicado

2024-03-01

Como Citar

Silva, A. P. B. da, & Garcia, J. E. (2024). Simulação de perícia criminal na sala de aula para compreensão de temas básicos da genética mendeliana e molecular. Genética Na Escola, 19(1), 51–67. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2024.515

Edição

Seção

Na sala de aula