Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito atende ao foco e escopo da Genética na Escola.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O manuscrito atende às Diretrizes para Autores.
  • As propriedades do arquivo foram removidas para garantir que os autores não sejam identificados no processo de avaliação por pares.
  • As figuras são autorais ou, quando elaboradas com base em imagens já publicadas, e que não são de livre acesso, estão acompanhadas de autorização de uso das imagens originais.
  • Submeter junto ao manuscrito a carta de submissão preenchida com o título do manuscrito, nome dos autores, instituições a que pertencem, palavras-chave e e-mail do autor correspondente.

Diretrizes para Autores

  • Os textos devem atender às diretrizes gerais descritas na linha editorial. Uma vez que os artigos são redigidos em estilo de divulgação científica não devem conter citações bibliográficas, a menos que seja absolutamente imprescindível. No final do artigo, algumas referências podem ser incluídas num item denominado Para saber mais, que não deverá conter mais do 4 referências sobre o tema tratado.
  • Os artigos submetidos devem ser digitados em fonte Times New Roman, número 12, espaço duplo, com margens de 2,5 cm, em página tamanho A4.
  • O texto não deverá exceder 4000 palavras, incluindo um breve resumo (exceto para as Resenhas, que não devem exceder 500 palavras e não conter resumo).
  • O manuscrito contendo as figuras deve apresentar na primeira página o Título e a seção a que se destina.
  • As figuras devem ser originais. Caso tenham sido anteriormente publicadas em periódicos científicos, os autores devem solicitar autorização de uso da imagem, que deve ser encaminhada junto com a submissão do manuscrito.
  • As submissões devem estar acompanhadas de uma Carta de Submissão que explicita contendo o título do artigo e a indicação da seção para o qual ele se destina, os nomes dos autores, email para correspondência da pessoa para correspondência, assim como as informações sobre suas formações acadêmicas, instituições em que trabalham e o endereço completo e até 6 palavras-chave. (Modelo de Carta)
  • No caso de Imagens publicadas na Internet podem ser enquadradas nas seguintes categorias de propriedade intelectual: (1) Proibição total para a reprodução ou o uso; (2) Exigência de autorização expressa para o seu uso gratuito ou remunerado. A exigência pode ser relativa à propriedade intelectual do autor da obra, ou do autor da fotografia da obra (fotografia de um quadro, p.ex.); (3) Exigência apenas da citação da fonte; (4) Destinação exclusiva ao mercado editorial, o que torna livre o uso na GE; (5) Domínio público, na qual não existe restrição.

Imagens fotográficas – (1) Provenientes da Internet ou em arquivo digital preexistente: prefira a opção com maior tamanho e melhor resolução; (2) Digitalizadas por escaneamento: selecione as cores em RGB, resolução de 300 dpi (pontos por polegadas), com largura entre 13,5 e 18 cm e altura máxima de 24,7 cm; (3) Fotografias de objetos tridimensionais ou planos: ajuste a câmera para a máxima resolução, busque um local bem iluminado, evite luz lateral e/ou sombras intensas, sempre que possível, utilize um fundo uniforme, e verifique o enquadramento para não cortar parte do objeto.

Ilustrações, gráficos, infográficos, fluxogramas e esquemas – (1) Caso estejam em pixels (arquivos bitmap - .jpg, psd, tif e .png), a resolução deve ser de 300 dpi, largura entre 13,5 e 18 cm, altura máxima de 24,7 cm, e em cores RGB; (2) Serão aceitas ilustrações elaboradas em vetor (.ai, .eps, .cdr). Tamanho máximo das imagens: 18 cm de largura e 24,7 cm de altura. Caso haja a necessidade de publicar imagens maiores, destinadas à impressão, como tabuleiros, por exemplo, o arquivo deve ser enviado em 300 dpi, RGB, no formato desejado para a impressão.

As imagens podem ser inseridas no texto ou enviadas separadamente.

  • Não são aceitas notas de rodapé. Conceitos não definidos no texto, assim como observações complementares, podem ser apresentados como uma breve descrição num glossário. Todos os termos que compõem o glossário devem ser apresentados no manuscrito, logo abaixo do item resumo. 
  • No caso de propostas para a Seção Materiais Didáticos o material deve ser apresentado em formato que permita a impressão dos componentes do Material Didático para uso em sala de aula.

Na sala de aula

Proporcionar a socialização e reflexão sobre iniciativas bem-sucedidas de professores em sala de aula. Os relatos de professores do Ensino Médio ou Superior sobre aulas e sequências didáticas devem explicitar as experiências vivenciadas de modo a permitir sua reprodução por interessados. São exemplos de iniciativas bem-vindas aquelas direcionadas para o aperfeiçoamento de professores, propostas de dinâmicas, sugestões de uso de materiais e roteiros de aula.

Materiais Didáticos

Divulgar materiais didáticos inéditos tais como jogos, atividade interativas, presenciais ou virtuais, modelos etc., que tenham como foco a aprendizagem de conceitos e não apenas a memorização de termos ou de mecanismos de execução mecânica de atividades e tarefas que atendam apenas o aspecto lúdico. A sugestão de uso do material didático, que deve constar do artigo, deve ter o aluno como protagonista de seu aprendizado. O material apresentado não precisa necessariamente ter sido anteriormente trabalhado com estudantes.

Genética e Sociedade

Relatar situações em que o conhecimento científico em Genética e Biologia Evolutiva tem desdobramentos na tecnologia, ou na indústria, na saúde, na natureza ou, de modo geral, na qualidade de vida das populações. Os textos também podem trazer reflexões sobre como fatores sociais (economia, legislação, religião, ética) interferiram ou interferem nas pesquisas científicas. Os textos devem estimular a reflexão sobre as relações do conhecimento científico com fatores socioculturais. Essa seção também se destina a divulgar a relevância histórica de instituições e pesquisadores eminentes.

Um Gene

Divulgar informações científicas sobre a natureza e o funcionamento de genes específicos e que apresentem importância científica, tecnológica, histórica ou social. Genes relacionados a doenças, agricultura, pecuária, domesticação de plantas e animais, por exemplo, podem ser analisados em detalhe. Genes importantes para o desenvolvimento histórico da Genética ou que trouxeram grandes contribuições tecnológicas também podem ser alvo desta seção. A intenção é trazer informações detalhadas, mas em linguagem mais simples que a estritamente acadêmica, sobre genes específicos, para aumentar o repertório de conhecimento e de possibilidades de trabalho de professores de sala de aula.

Resenhas

Abrigar resenhas de Materiais Didáticos (publicados em sites diferentes da Genética na Escola) softwares, sites, livros etc., com possibilidades de utilização em sala de aula. Além do material resenhado, descrito de maneira crítica, a resenha deve apresentar sugestão(ões) de como ele pode ser utilizado em ensino (ex.: indicações de para qual séries o objeto seria adequado, com quais conteúdos escolares ele se articula). Não serão aceitas resenhas elaboradas pelos autores do material resenhado.

Conceitos em Genética

Esclarecer as ideias mais centrais da Genética e da Biologia Evolutiva. A intenção é definir os conceitos importantes, apontar aspectos frequentemente mal compreendidos por estudantes, retratar o desenvolvimento histórico das ideias, discutir desenvolvimentos científicos recentes que forneçam novos pontos de vista sobre temas centrais, atualizar ou redefinir conceitos.

Política de Privacidade

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