Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Genética na Escola – ISSN 1980-3540 – é a publicação de apoio ao ensino da Sociedade Brasileira de Genética.

A missão da Genética na Escola é divulgar experiências educativas, práticas inovadoras ou enfoques metodológicos, proporcionar reflexões sobre conceitos de genética, discutir os desdobramentos da tecnologia na qualidade de vidas das populações e divulgar materiais didáticos para o trabalho em sala de aula.

A Genética na Escola pretende ser uma referência para professores da educação básica e superior no apoio ao ensino e na divulgação da Genética.

A Genética na Escola publica artigos originais de apoio ao ensino, redigidos em linguagem de divulgação científica, com subtítulos adequados e didáticos, que confiram maior fluência à leitura e sejam explicativos dos diferentes aspectos do tema que está sendo tratado. Os textos devem ser apropriados para professores de Biologia da Educação Básica, público-alvo da revista. A partir de 2022, a GE deixará de aceitar submissões para a seção Investigações em Ensino de Genética.

As submissões devem se enquadrar em uma das seis seções da revista, cujos objetivos estão abaixo descritos.

Seção Conceitos de Genética – esclarecer as ideias mais centrais da Genética e da Biologia Evolutiva. A intenção é definir os conceitos importantes, apontar aspectos frequentemente mal compreendidos por estudantes, retratar o desenvolvimento histórico das ideias, discutir desenvolvimentos científicos recentes que forneçam novos pontos de vista sobre temas centrais, atualizar ou redefinir conceitos.

Seção Genética e Sociedade - relatar situações em que o conhecimento científico em Genética e Biologia Evolutiva tem desdobramentos na tecnologia, ou na indústria, na saúde, na natureza ou, de modo geral, na qualidade de vida das populações. Os textos também podem trazer reflexões sobre como fatores sociais (economia, legislação, religião, ética) interferiram ou interferem nas pesquisas científicas. Os textos devem estimular a reflexão sobre as relações do conhecimento científico com fatores socioculturais. Essa seção também se destina a divulgar a relevância histórica de instituições e pesquisadores eminentes.

Seção Na Sala de Aula - proporcionar a socialização e reflexão sobre iniciativas bem-sucedidas de professores em sala de aula. Os relatos de professores do Ensino Médio ou Superior sobre aulas e sequências didáticas devem explicitar as experiências vivenciadas de modo a permitir sua reprodução por interessados. São exemplos de iniciativas bem-vindas aquelas direcionadas para o aperfeiçoamento de professores, propostas de dinâmicas, sugestões de uso de materiais e roteiros de aula.

Seção Materiais Didáticos – divulgar materiais didáticos inéditos tais como jogos, atividade interativas, presenciais ou virtuais, modelos etc., que tenham como foco a aprendizagem de conceitos e não apenas a memorização de termos ou de mecanismos de execução mecânica de atividades e tarefas que atendam apenas o aspecto lúdico. A sugestão de uso do material didático, que deve constar do artigo, deve ter o aluno como protagonista de seu aprendizado. O material apresentado não precisa necessariamente ter sido anteriormente trabalhado com estudantes.

Seção Um Gene – divulgar informações científicas sobre a natureza e o funcionamento de genes específicos e que apresentem importância científica, tecnológica, histórica ou social. Genes relacionados a doenças, agricultura, pecuária, domesticação de plantas e animais, por exemplo, podem ser analisados em detalhe. Genes importantes para o desenvolvimento histórico da Genética ou que trouxeram grandes contribuições tecnológicas também podem ser alvo desta seção. A intenção é trazer informações detalhadas, mas em linguagem mais simples que a estritamente acadêmica, sobre genes específicos, para aumentar o repertório de conhecimento e de possibilidades de trabalho de professores de sala de aula.

Seção Resenhas - abrigar resenhas de Materiais Didáticos (publicados em sites diferentes da Genética na Escola) softwares, sites, livros etc., com possibilidades de utilização em sala de aula. Além do material resenhado, descrito de maneira crítica, a resenha deve apresentar sugestão(ões) de como ele pode ser utilizado em ensino (ex.: indicações de para qual séries o objeto seria adequado, com quais conteúdos escolares ele se articula). Não serão aceitas resenhas elaboradas pelos autores do material resenhado.

Periodicidade
A periodicidade da Genética na Escola é semestral, março e setembro. Ocasionalmente, um suplemento especial é editado.

Processo de Avaliação pelos Pares
Os manuscritos submetidos para publicação na Genética na Escola são encaminhados para um dos Editores Associados que analisa a adequação ao escopo da revista, a qualidade do conteúdo e se a redação é compatível com o estilo de divulgação científica. Se o manuscrito preencheu os requisitos acima descritos a proposta é encaminhada para assessores ad doc. Manuscritos submetidos para as seções Materiais Didáticos e Na Sala de Aula são encaminhados para assessores das área de Genética e de Ensino.

A avaliação dos manuscritos é duplo-cega: os autores não sabem quem são os avaliadores e vice-versa. A comunicação entre editores e avaliadores é sempre realizada por meio da plataforma eletrônica da Genética na Escola.

Política de Acesso Aberto
Não há cobrança de taxa de submissão ou publicação e o acesso aos artigos é aberto.

Indexadores
Portal Capes de Periódicos