A história evolutiva dos cetáceos

um modelo para o ensino de ancestralidade comum e classificação biológica em uma sequência de ensino investigativa

Autores

  • Larissa Rocha de Carvalho Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Ana Clara Chromeck da Silva Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Giovanna Civitate Bastos Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Rebeca Jacinto Bonfim Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Igor Augusto Bonifácio Santana Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Daniela Lopes Scarpa nstituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Maíra Batistoni e Silva Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2023.477

Palavras-chave:

Ensino por Investigação, Ensino de Ciências, Evolução, Classificação biológica, Cetáceos

Resumo

O Ensino por Investigação é uma importante ferramenta para criação de situações pedagógi-cas em que os estudantes aprendem e exercitam habilidades próprias da atividade científica. Os cetáceos são um grupo de mamíferos aquáticos cujo registro fóssil documenta a passa-gem de um ancestral terrestre para o ambiente marinho de forma gradual. O presente artigo apresenta uma proposta de sequência didática investigativa, na qual os alunos devem utilizar filogenias, análises morfológicas e seus conhecimentos sobre classificação biológica para re-solver uma questão-problema sobre a ancestralidade dos cetáceos. Além disso, relatamos a experiência de aplicação desta sequência didática em uma escola pública, em turmas do 7⁰ ano em São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Rocha de Carvalho, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Graduando em Ciências Biológicas, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, SP.

Ana Clara Chromeck da Silva, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Graduando em Ciências Biológicas, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, SP

Giovanna Civitate Bastos, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Graduado em Ciências Biológicas, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, SP

Rebeca Jacinto Bonfim, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Graduado em Ciências Biológicas, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, SP

Igor Augusto Bonifácio Santana, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Graduando em Ciências Biológicas, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, SP.

Daniela Lopes Scarpa, nstituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, SP.

Maíra Batistoni e Silva, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, SP

Downloads

Publicado

2023-03-01

Como Citar

Carvalho, L. R. de, Silva, A. C. C. da, Bastos, G. C., Bonfim, R. J., Santana, I. A. B., Scarpa, D. L., & Batistoni e Silva, M. (2023). A história evolutiva dos cetáceos: um modelo para o ensino de ancestralidade comum e classificação biológica em uma sequência de ensino investigativa. Genética Na Escola, 18(1), 15–30. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2023.477

Edição

Seção

Na sala de aula