A história evolutiva dos cetáceos
um modelo para o ensino de ancestralidade comum e classificação biológica em uma sequência de ensino investigativa
DOI:
https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2023.477Palavras-chave:
Ensino por Investigação, Ensino de Ciências, Evolução, Classificação biológica, CetáceosResumo
O Ensino por Investigação é uma importante ferramenta para criação de situações pedagógi-cas em que os estudantes aprendem e exercitam habilidades próprias da atividade científica. Os cetáceos são um grupo de mamíferos aquáticos cujo registro fóssil documenta a passa-gem de um ancestral terrestre para o ambiente marinho de forma gradual. O presente artigo apresenta uma proposta de sequência didática investigativa, na qual os alunos devem utilizar filogenias, análises morfológicas e seus conhecimentos sobre classificação biológica para re-solver uma questão-problema sobre a ancestralidade dos cetáceos. Além disso, relatamos a experiência de aplicação desta sequência didática em uma escola pública, em turmas do 7⁰ ano em São Paulo.
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