Evolução em campo

uma prática de ensino de evolução

Autores

  • Paulo Ricardo Alves Universidade Federal Fluminense
  • Edson Pereira da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.290

Palavras-chave:

ensino de evolução, excursão didática, relatórios de viagem

Resumo

A maior fonte de evidências do fenômeno evolutivo é a natureza, portanto, excursões didáticas são uma boa alternativa para o ensino dessa teoria. Entretanto, o sucesso desse tipo de atividade depende, em grande parte, de objetivos claros e um bom planejamento. Este trabalho descreve o planejamento e a execução de uma excursão didática realizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro. A atividade é composta de aulas teóricas, aulas práticas, excursão propriamente dita e relatório de viagem, sempre acompanhados de roteiros com questões que visam nortear a atividade dos alunos. A excursão a campo mostrouse uma importante ferramenta de ensino de evolução, sendo o planejamento da atividade fundamental para torná-la uma atividade positiva de aprendizagem. Sociedade

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Biografia do Autor

Paulo Ricardo Alves, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Biologia Marinha, Niterói, RJ.

Edson Pereira da Silva, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Biologia Marinha, Niterói, RJ.

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Publicado

2018-02-12

Como Citar

Alves, P. R., & Silva, E. P. da. (2018). Evolução em campo: uma prática de ensino de evolução. Genética Na Escola, 13(1), 14–23. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.290

Edição

Seção

Na sala de aula