Ensinar Genética e Evolução por meio de jogos didáticos

superando concepções alternativas de professores de ciências em formação

Autores

  • Rita Campos Universidade de Coimbra
  • Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Magnólia Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.289

Palavras-chave:

educação de ciências, ensino de evolução, concepções alternativas, recursos educativos, jogos didáticos, formação de professores

Resumo

A experiência desenvolvida e apresentada neste artigo descreve um curso de formação de professores que se deu no âmbito de uma colaboração internacional em educação científica/divulgação das ciências envolvendo pesquisadores de Portugal e do Brasil. Alunos de licenciaturas nas áreas das ciências naturais participaram do curso, que teve o objetivo de introduzir os temas de Genética Populacional e Biologia Evolutiva utilizando metodologias de aprendizagem ativa - "active learning", uma estratégia de aprendizagem que requer uma participação ativa do estudante no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rita Campos, Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra, CES - Centro de Estudos Sociais, Colégio de S. Jerónimo, Coimbra, Portugal. CIBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto, InBIO.

Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Universitário Central, Mossoró/RN.

Magnólia Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.

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Publicado

2018-02-12

Como Citar

Campos, R., Menezes, M. da C. V. de A., & Araújo, M. (2018). Ensinar Genética e Evolução por meio de jogos didáticos: superando concepções alternativas de professores de ciências em formação. Genética Na Escola, 13(1), 24–37. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.289

Edição

Seção

Na sala de aula