Para ensinar genética mendeliana

ervilhas ou lóbulos de orelha?

Autores

  • Cléia Rosani Baiotto Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Lenira M.N. Sepel Universidade Federal de Santa Maria
  • Elgion L.S. Loreto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.257

Palavras-chave:

ensino de genética, padrões de herança mendeliana, contextualização nos livros de genética

Resumo

Os “padrões de herança mendelianos” constituem um dos principais assuntos do ensino de Genética no ensino médio. Compreender o que é uma herança autossômica dominante ou recessiva é muitas vezes o ponto de partida da maioria dos professores, 150 anos depois da publicação dos trabalhos de Mendel. Contudo, a escolha de exemplos pode ser problemática, visto que vários dos casos comumente escolhidos para ilustrar a Primeira Lei de Mendel não representam, de fato, características monogênicas que se transmitem de forma mendeliana. Neste trabalho, analisamos exemplos comumente presentes em livros didáticos e propomos que a escolha dos casos, a ser feita por cada professor, seja objeto de reflexão que pondere vantagens e riscos, particularmente quando os exemplos referem-se a características humanas. Essa reflexão pode garantir que os exemplos escolhidos sejam conceitualmente corretos e, ao mesmo tempo, motivadores para os estudantes.

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Biografia do Autor

Cléia Rosani Baiotto, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Centro de Ciências da Saúde e Agrárias, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Cruz Alta, RS. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Lenira M.N. Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria, RS. Departamento de Ecologia e Evolução, Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Elgion L.S. Loreto, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria, RS. Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Universidade Federal de Santa Maria, PPG Educação em Ciências, RS.

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Publicado

2016-05-22

Como Citar

Baiotto, C. R., Sepel, L. M., & Loreto, E. L. (2016). Para ensinar genética mendeliana: ervilhas ou lóbulos de orelha?. Genética Na Escola, 11(2), 286–293. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.257

Edição

Seção

Na sala de aula