Mendel e seus abismos

Autores

  • Luiz Antonio Botelho Andrade Universidade Federal Fluminense
  • Edson Pereira da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.253

Palavras-chave:

Mendel, história, epistemologia, Ensino de Genética, ruptura paradigmática, modelo mendeliano

Resumo

Neste artigo, os autores contextualizam, científica e epistemologicamente, a obra clássica de Gregor Mendel. Do ponto de vista científico, ressalta-se o delineamento experimental, a produção de conceitos e a proposição de um modelo explicativo completamente novo para se compreender o fenômeno da herança biológica. Do ponto de vista epistemológico, mostra-se o hiato intransponível entre o fenômeno observado e a explicação do mesmo, na construção do conhecimento científico.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Botelho Andrade, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Imunobiologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.

Edson Pereira da Silva, Universidade Federal Fluminense

Laboratório de Genética Marinha e Evolução, Departamento de Biologia Marinha, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.

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Publicado

2016-05-22

Como Citar

Andrade, L. A. B., & Silva, E. P. da. (2016). Mendel e seus abismos. Genética Na Escola, 11(2), 234–243. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.253

Edição

Seção

Conceitos em Genética