Carteando com Mendel

Autores

  • Carolina Vianna Morgante Embrapa
  • Jane Eyre Gabriel Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Tarcísio Dourado Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.244

Palavras-chave:

jogo didático, ensino de genética

Resumo

Este jogo de cartas tem por objetivo mobilizar conceitos essenciais ao entendimento das Leis de Mendel. Nele são explorados conceitos, tais como fenótipo/genótipo, cromossomos homólogos, genes, alelos, ploidia e formação de gametas, recessividade/dominância e homozigose/ heterozigose. Este material didático também permite a contextualização histórica dos trabalhos de Mendel e a iniciação aos fundamentos das Leis de Mendel, sem, no entanto, explorar mecanismos meióticos de recombinação gênica, assunto que deve ser trabalhado em etapa posterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Vianna Morgante, Embrapa

Embrapa Semiárido, Petrolina, PE.

Jane Eyre Gabriel, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus de Ciências Agrárias, Petrolina, PE.

Tarcísio Dourado Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus de Ciências Agrárias, Petrolina, PE.

Downloads

Publicado

2016-05-22

Como Citar

Morgante, C. V., Gabriel, J. E., & Santos, T. D. (2016). Carteando com Mendel. Genética Na Escola, 11(2), 372–379. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.244

Edição

Seção

Materiais Didáticos