“Fofocando” sobre drosófilas nas redes sociais
a formação de competências de investigação e comunicação na formação de professores de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2015.204Palavras-chave:
marcadores moleculares, microssatélites, exame de paternidade, sequenciamento de DNAResumo
Este trabalho descreve uma sequência didática cujo objetivo foi desenvolver competências e habilidades de investigação e de comunicação, envolvendo 39 alunos de um curso de Licenciatura em Biologia. Os participantes leram a obra “O Rato, A Mosca e o Homem” de François Jacob e foram desafiados a propor uma investigação usando as drosófilas como modelo biológico. A troca de ideias e orientações sobre o andamento do projeto foi feita por meio das redes sociais. Os alunos postaram as fotos, as dúvidas e os achados, que foram compartilhados e curtidos no grupo, assim como as explicações da professora. A produção de um texto no formato de artigo científico, relatando a experiência, contribuiu para a compreensão de como se produz conhecimento científico e a importância dos modelos biológicos na história da Genética.
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